Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Visitação a capela da UniLasalle Canoas - Parte 2

Continuando com as postagens referente a visitação à capela da UniLasale. Neste post você verá mais alguns detalhes internos e curiosidades do órgão de tubos, e dois vídeos da Jeanine Mundstock executando Bach.


Quem quiser ler o primeiro post, basta acessar: Visitação a capela da UniLasalle Canoas - Parte 1


Variação climática e afinação

A variação climática é um problema para o órgão de tubos. Seus tubos são feitos, (a maioria) de uma liga de estanho com chumbo, algo que fica na faixa dos 70% de estanho. Desta forma, eles tornam-se frágeis. Sabemos que o estanho é um metal mole, que entra em fusão com temperaturas relativamente baixas. Sendo assim, ele também dilata facilmente, e esta dilatação nos tubos do órgão, fazem com que ele desafine. Na foto abaixo, o Ir. Renato Koch retirou um tubo para mostrar como ele é confeccionado.


Após recolocar o tubo no local, foi possível perceber que o mesmo estava ligeiramente desafinado, justamente devido a variação de temperatura que ele sofreu ao ser segurado. O Ir. Renato demonstrou-nos como é feita a afinação do órgão, e contou-nos que nos tempos passados, antes das lâmpadas fluoerescentes (frias) existirem, era comum o uso de velas para iluminar o ambiente, pois elas aqueciam menos que uma lâmpada incadescente comum. No passado isto gerou acidentes, onde órgãos inteiros foram destruídos devido a queda de uma vela.


Mais algumas fotos

Abaixo, uma foto dos dois foles que alimentam o órgão. Eles são responsáveis por alimentar todo o órgão e garantir o seu funcionamento.


Estes foles, por sua vez, são alimentados por um compressor elétrico, que fica alguns andares abaixo.

Vista externa da câmara onde gravei o vídeo de demonstração
dos eletroímãs.
Foto interna da câmara onde ficam os principais.
Vista mais ao longe dos principais. Onde é possível contemplar a capela.


Console de controle

A foto a seguir, mostra o circuito principal do órgão. Nesta "placa", chegam os cabos da console de controle, ela é responsável por interpretar os dados enviados pela console e acionar os eletroímãs, fazendo todos os 1000 tubos funcionarem.
Sistema de controle digital do órgão.


Abaixo, seguem algumas fotos da console de controle, da marca Johannus, considerada uma das melhores existentes no mercado hoje. Esta console possui três manuais, sendo que o manual do topo, é um órgão sampleado, utilizado para completar o órgão de tubos, tendo em vista que ele não possui muitos registros que podem ser necessários para alguns tipos de concertos.



Um dos painéis de registros da console.

Atualmente, a capela da UniLasalle sedia o encontro de Organistas e Organeiros, devido a possuir um dos maiores órgãos de tubos da região em operação, e estar próxima a Porto Alegre. Anteriormente o evento ocorria na capela da Ulbra, onde existe (ou existia?) um órgão com mais de 3000 tubos. A última informação que tive é que o órgão foi desmontado para ampliação bem na época em que iniciou a crise da universidade, e isto acabou por atrasar o projeto, que até onde sei, não foi concluído.


Agora, para deleite dois vídeos de demonstração do órgão de tubos, em funcionamento.

Jeanine Mundstock - BWV 645






Nenhum comentário:

Postar um comentário