Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 12 de julho de 2011

A importância da Escrita musical - Parte 1

Escrita Cuneiforme
O fim da pré-história é marcado pelo aparecimento da escrita que é considerado, para a antropologia, um dos marcos mais importantes do processo evolutivo humano. Com o surgimento da escrita, os seres humanos poderiam guardar relatos que seriam passados de pessoa a pessoa, ou de geração em geração.

Logo, temos inicio a produção cultural e  as histórias, lendas, contos, narrativas de feitos de homens bravos, poderiam ser guardadas para a posteridade. Os palácios começam a utilizar a escrita para armazenar e organizar as suas decisões, dando origem assim ao escrivão.

Não era de se duvidar que logo, estariam escrevendo músicas e poemas cantados, pois mais antiga que a própria escrita, é a música.

Sabemos que os povos antigos utilizavam a música como forma de memorizar e passar as histórias de seu povo de pai para filho. Sabe-se por exemplo, que a tradição oral do povo hebreu era extremamente forte, e uma das formas de transmitirem sua história sem que houvessem alterações, era de forma musicada.


A escrita musical

A notação musical que conhecemos levou tempo até ser desenvolvida. Foram ao menos 7 séculos para que a escrita musical chega-se a sua maturação, contendo assim, grande parte dos elementos que possui hoje.

Foi por volta do século X que um monge teria dado inicio ao desenvolvimento da notação musical que hoje utilizamos. Ele teve a ideia de escrever as notas sobre o pentagrama, onde cada linha representaria a altura da nota a ser cantada. Os nomes das notas também foram criados nesta época para facilitar o aprendizado através do solfejo.

Escrita desenvolvida no Século X, comparada com a escrita moderna.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Buchner.png

Muita coisa evoluiu após isto e cada vez mais elementos foram inseridos como, por exemplo, o tempo, a clave, tonalidade, notações de dinâmica e etc.

Podemos observar que a forma de escrita musical no Século X possui grande diferença ao que estamos acostumados hoje. Isto ocorre pois os instrumentos modernos começaram a aparecer por volta do século XIV, sendo assim, entre os séculos XIV e XV tivemos grandes alterações na forma de escrita musical, transformando-a em algo mais próximo do que temos hoje.

Basicamente, podemos listar três fatores que mudaram e encaminharam estas transformações


  • 1 - Desenvolvimento de novos instrumentos de cordas (violino, viola, cello e baixo)
  • 2 - Sistema tonal temperado
  • 3 - Pianoforte


É claro que, não podemos ignorar o restante. O órgão é um instrumento muito mais antigo do que o violino, por exemplo. Os primeiros instrumentos a serem desenvolvidos foram de sopro, e estes instrumentos foram os precursores do órgão de tubos ( Sabe-se que o primeiro órgão de tubos foi construído no século III A.C.).

Com o amadurecimento da forma de escrita e notação musical, tornou-se possível o aumento de complexidade das composições. Desta forma as obras que eram, em suma cantadas, passaram a possuir acompanhamentos mais complexos e com o amadurecimento da forma de escrita  destes instrumentos, surgiram as Sonatas, uma nova forma musical, que dispensava a voz humana.

Posteriormente, com o surgimento do sistema tonal temperado, temos uma nova revolução na música. Torna-se mais fácil e prático desenvolver obras complexas. As modulações poderiam ser mais complexas e abrangentes, sem que o grupo de cordas corresse o risco de perder-se no meio da música.

Bach foi um dos precursores deste sistema, demonstrando sua viabilidade quando compôs "O Cravo Bem Temperado". A partir deste momento, a própria notação musical foi influenciada tendo a adição de novos elementos que propiciavam o uso do Sistema Tonal Temperado.

OBS: O Sistema Tonal Temperado já era usado antes de Bach compor seu livro, logo, estes elementos já estavam sendo  pouco-a-pouco inseridos à notação musical. Outros compositores já haviam composto fugas para este sistema, porém, o trabalho de Bach é o mais relevante, pois foi como um demonstrativo de todas as tonalidade existentes, tendo sido utilizado como base de estudo que veio a propiciar todo desenvolvimento musical que o precede.

Com o surgimento do pianoforte, conhecido hoje simplesmente como piano, temos início a adição das dinâmicas à notação musical. O processo de descoberta das capacidades do piano levou algum tempo, inclusive, devido aos aprimoramentos mecânicos deste instrumento.

Até então, a dinâmica estava ligada mais aos instrumentos de corda como o violino, e a voz humana. O cravo não possui expressividade. Desta forma, a expressividade dos instrumentos era pouco explorada e ficava a cargo do interprete ou regente.

Estas capacidades começaram a ser amplamente exploradas por volta da segunda metade do período clássico da música, e tiveram seu desenvolvimento acentuado até a primeira metade do período romântico. Desta forma, foi necessário o desenvolvimento de elementos para que isto também fosse passado para as partituras, surgindo assim, as notações de dinâmica.

Até a metade do período romântico, podemos dizer que 90% da forma de escrita musical que conhecemos já havia sido desenvolvida. Posteriormente, nos períodos moderno e pós-moderno, ainda foram inseridos novos elementos (como a raspagem de cordas, por exemplo), porém, estes elementos não vieram a trazer impacto tão grande como os desenvolvidos até a metade do período romântico da musica.


A importância da escrita musical - Parte 2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário